Eu colaboro com meu próprio tratamento?

Essa pergunta parece desnecessária, já que o que mais queremos é ter nossa saúde restabelecida no menor tempo possível. Claro!

Contudo, vamos pensar juntos sobre alguns hábitos que podem prejudicar, ou impedir, o sucesso do tratamento e em como podemos mudá-los.

Medidas que podem favorecer [muito] o êxito do seu tratamento:

1. Sabemos que nem tudo o que sentimos será resolvido apenas pela medicação isoladamente, embora ela tenha um papel fundamental em muitos casos.

Quando a medicação for necessária, encare-a como mais uma dádiva que salva numerosas vidas ou reduz o sofrimento de tantas outras. Não lute ou se revolte contra ela. Ao contrário, use-a com correção para obter o melhor efeito possível.

Atenção: só use a medicação indicada pelo seu médico ou dentista.

2. A recuperação da saúde será tanto mais completa quanto mais se associarem à medicação outras medidas terapêuticas:

Psicoterapia - promove uma reflexão sobre as pressões e reações emocionais conscientes e inconscientes. Seus temores, conscientes ou não, e outras questões emocionais que se manifestam como doenças e/ou sintomas orgânicos diversos.

Exercícios físicos como caminhada, dança, corrida, e outros que, bem orientados, lhe trarão mais alegria, descontração e força. A flexibilidade, tanto muscular como psicológica, também é essencial para a vida saudável.

Correção dos hábitos alimentares prejudiciais - não é tão difícil como se pensa: alimente-se com bom senso, evitando levar-se por modismos.

Atividades de grupo impedem o isolamento e a solidão. Doe seu tempo e talento para os menos afortunados: vai lhe trazer alegrias. Reconheça as bênçãos que recebe. Livre-se das mágoas. Não se prenda rancorosamente ao pouco que lhe falta. Exerça um trabalho produtivo: renderá retorno financeiro e melhor autoestima.

"Não venci todas as vezes que lutei, mas perdi todas as vezes que deixei de lutar".

Elimar Jacob Salzer Rodrigues
Médica - Psiquiatra - Mestre pela UFRJ
Outros artigos desse tema, visite o blog elimarjacobpsiquiatra

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?