Arte urbana para homenagear profissionais da saúde

Quem já teve a oportunidade de passar pela Praça Jarbas de Lery, no Bairro São Mateus, deu de cara com um espaço público renovado e requalificado para acolher a comunidade. Esta foi a primeira grande ação da Unimed Juiz de Fora no projeto Praça Viva, programa da Prefeitura Municipal para recuperação e manutenção destes espaços, do qual a cooperativa faz parte desde o final do ano passado.

A ideia foi buscar na arte urbana local uma forma de homenagear os profissionais da saúde que estão na linha de frente no combate ao novo coronavírus. A Unimed Juiz de Fora, então, convidou a artista e estudante de Arquitetura Clarisse Hermont, que, por sua vez, trouxe a parceria do graffiti writer e artista plástico Felipe Stain. Em pouco mais de uma semana, a dupla traçou gratidão em traços, cores e expressão.

"Requalificar um espaço urbano é uma coisa excepcional, principalmente quando feita com responsabilidade e agregando valores diversos, incluindo a arte de rua. A Unimed Juiz de Fora soube conduzir essa ação com cautela, atenção e carinho. Estou muito contente de participar deste projeto; todo o processo foi muito bacana; e fazer homenagem aos profissionais da linha de frente da saúde foi ainda mais especial", celebrou Clarisse Hermont. "Parabenizo a Unimed Juiz de Fora por adotar a Praça Jarbas de Lery, tão frequentada e que estava precisando desta requalificação urbana. Novamente, muito obrigada pela confiança", disse a artista.

Felipe Stain lembrou o histórico da Praça Jarbas de Lery com a cena do graffiti juizforano. "Diversos artistas da cidade já fizeram trabalhos lá. São, pelo menos, três nomes da minha crew (grupo com estilos parecidos e objetivos em comum) com obras expostas na Praça Jarbas de Lery. Eles não tiveram apoio, como eu tive agora, mas todos fizeram com o objetivo de disseminar a arte. E eu parabenizo a Unimed por investir na arte local", pontuou o graffiti writer. E completou: "Nos meus 11 anos de graffiti, sempre vi essa praça como ponto de reivindicação da arte urbana. Acho que a Unimed Juiz de Fora entendeu isso e não quis apenas dar uma simples manutenção; quis demonstrar o reconhecimento do diálogo que aquele espaço tem com a arte urbana. Estou satisfeito por ter realizado esse trabalho e, de certa forma, por representar os artistas que já tiveram suas obras expostas na Praça Jarbas de Lery. Tenho que dizer também que esse trabalho, nesse momento, é necessário para demonstrar a gratidão a todos os profissionais da saúde que estão fazendo a sua parte para que essa pandemia chegue ao fim o quanto antes", finalizou.

Clique aqui e assista a um pequeno vídeo de trabalho dos artistas.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?