A Unimed Juiz de Fora acaba de conquistar o troféu prata na categoria “Compromisso com a Excelência” do Prêmio SomosCoop Excelência em Gestão 2025, promovido pelo Serviço Nacional de Aprendizagem do Cooperativismo (Sescoop). O reconhecimento é concedido a cooperativas brasileiras participantes do Programa de Desenvolvimento da Gestão Cooperativa (PDGC) que se destacam pela adoção de boas práticas de governança. A cerimônia de premiação aconteceu na última terça-feira (9/12), em Brasília, onde estiveram presentes o presidente da Unimed Juiz de Fora, Dr. Cláudio Reiff, e o superintendente Executivo, Bruno Esteves.
Realizado de forma bienal, o PGDC é um instrumento de avaliação e estímulo à melhoria contínua nas cooperativas de todo o Brasil. Em 2025, cerca de 150 instituições foram auditadas, entre as mais de 360 cooperativas participantes. Para Reiff, o programa é uma ferramenta de aprendizado fundamental para o avanço e fortalecimento do cooperativismo brasileiro.
“O PDGC oferece um olhar estruturado sobre a gestão, estimula nosso autoconhecimento institucional e ajuda cada cooperativa a evoluir de forma consistente. Participar desse processo é tão importante porque reforça o compromisso coletivo com a melhoria contínua dos serviços prestados aos beneficiários” , comenta o presidente da cooperativa.
Reconhecimento em Minas
E no dia 10/12 (quarta-feira), o Sistema Ocemg, organização que representa o Sescoop em Minas Gerais, reconheceu e premiou as cooperativas mineiras que foram destaque no Prêmio Sescoop 2025. Na ocasião, o diretor de Provimento de Saúde da Unimed Juiz de Fora, Dr. Patrick Salgado, recebeu uma medalha em nome da cooperativa.
“Essa conquista mostra o avanço dos nossos processos nos últimos anos e a maturidade da Unimed Juiz de Fora em termos de transparência e integridade. A auditoria foi fundamental para identificarmos pontos de melhoria e traçarmos novos planos. Sabemos que, aprimorando nossos processos, seremos cada vez mais competitivos no mercado da saúde suplementar”, apontou o diretor de Provimento de Saúde, que é também membro do Comitê de Integração e Educação Cooperativista.
Para o diretor Administrativo Financeiro da Unimed Juiz de Fora, Dr. Rodrigo Quinet, “a participação no PDGC nos permite revisar práticas, otimizar recursos e garantir que nossas decisões estejam alinhadas à perenidade e sustentabilidade do negócio. Esse reconhecimento no Prêmio SomosCoop 2025 reforça que estamos equilibrando responsabilidade econômica, social e cooperativista”.
Ano do cooperativismo
Segundo o diretor de Relacionamento e Mercado, Dr. Rogério Souza Gomes, receber esta premiação em 2025, que foi o ano do cooperativismo, é uma retomada importante para a cooperativa. “A última premiação foi em 2019, quando ganhamos o bronze na categoria “Primeiros passos”. Em 2021 e 2023, a cooperativa recebeu selos. Sermos reconhecidos, agora, na categoria ‘Compromisso com a Excelência’ demonstra nosso amadurecimento. É a consequência dos esforços da alta gestão, nos dois últimos anos, e dos colaboradores na consolidação do Programa de Integridade”, relembrou o diretor.
Educação e engajamento cooperativista
Outro eixo que ganhou destaque no ciclo avaliado foi o fortalecimento da educação cooperativista e do envolvimento dos médicos. À frente do Comitê de Integração e Educação Cooperativista, a conselheira Dra. Marianna Viveiros acompanhou de perto ações voltadas à formação de lideranças médicas e ao engajamento dos cooperados.
“Nosso objetivo é aproximar os cooperados da Cooperativa, para que todos possam contribuir — seja nas Assembleias, nos eventos ou até com sugestões nas pesquisas de satisfação. Receber a notícia de que fomos premiados é uma grande alegria, pois indica que nosso trabalho está no caminho certo”, celebrou.