O Hospital Unimed Dr. Hugo Borges iniciou uma fase de testes de um robô, como parte de um projeto que visa aprimorar a experiência de pacientes e colaboradores por meio de soluções tecnológicas. Neste primeiro momento, o equipamento está sendo avaliado no setor de Pronto Atendimento e, posteriormente, será testado também em outras áreas do hospital.
O objetivo da iniciativa é avaliar, na prática, como a automação e a inteligência artificial podem colaborar para tornar o atendimento ainda mais ágil, eficiente e até mesmo acolhedor, além de otimizar fluxos internos. O projeto integra a estratégia da Unimed Juiz de Fora de investir em inovação a serviço do cuidado, fortalecendo o compromisso com a evolução contínua dos processos assistenciais.
Durante os testes, o robô circula pelos ambientes hospitalares para observar rotinas, interagir com a equipe e testar funcionalidades que poderão apoiar o trabalho operacional no futuro.
De acordo com Leonardo Frossard, coordenador do Pronto Atendimento do Hospital Unimed Dr. Hugo Borges, a expectativa é positiva.
“Estamos muito otimistas com esse projeto. Acreditamos que o uso de tecnologias inteligentes será cada vez mais presente na rotina hospitalar, e esse robô é um exemplo de como podemos unir eficiência operacional e atenção humanizada.”
O gerente de Tecnologia da Informação da Unimed Juiz de Fora, André Calabrez, destaca que integrar tecnologia e humanização é um dos pilares da cooperativa para oferecer um cuidado integral à saúde.
“O uso de robôs inteligentes em hospitais já é uma tendência mundial, principalmente quando associado a plataformas de gestão integradas e inteligência artificial. Ao adotarmos essa tecnologia, reafirmamos nosso compromisso com a inovação aplicada ao cuidado e com soluções que melhorem a experiência do paciente e apoiem as equipes assistenciais.”
Com essa iniciativa, a cooperativa dá mais um passo no movimento de modernização dos serviços oferecidos, investindo em soluções inovadoras para proporcionar uma jornada de cuidado cada vez mais eficiente, segura e centrada no paciente.