A+ A-

Cooperados da Unimed Juiz de Fora debatem Governança Clínica

"Pense que tem alguém fazendo melhor que você". Foi assim, sem rodeios, que a diretora de Qualidade Assistencial da Rede D´Or São Luiz, a pediatra especialista em Gestão de Serviços de Saúde, Helidea Lima, chamou a atenção da plateia do 13º Encontro de Cooperados da Unimed Juiz de Fora. Com o tema "Governança Clínica", o evento reuniu médicos e profissionais da saúde na Sociedade de Medicina, nessa segunda-feira (10/6), e debateu a cultura da segurança, com a participação especial também do diretor-técnico do Hospital da Unimed Juiz de Fora, o intensivista Marcos Oliveira.

Com experiência magistral em gestão, Helidea Lima e Marcos Oliveira focaram na importância de o médico compreender e absorver processos padronizados de melhorias na assistência. Com relatos de casos, validaram que o sucesso de toda organização de saúde está no equilíbrio entre o resultado que o paciente espera e o custo do atendimento. "Este é o valor da saúde. A satisfação do paciente é o bom desfecho clínico. E trabalhar a satisfação é evitar desperdícios e riscos. Por isso, o médico deve ser um líder e atuar em equipe interdisciplinar. Ele é o decisor", pontuaram, chegando ao modelo do Hospital da Unimed Juiz de Fora.

Para assegurar a efetividade da intervenção clínica, o Hospital Unimed seguirá um protocolo inovador de gerenciamento de riscos e eventos adversos, com médicos hospitalistas, auditoria clínica avaliadora de desempenhos, transparência de gestão, educação e treinamento contínuos de todos os profissionais, médicos e não médicos, para estabelecer sua cultura de segurança. Segundo Marcos Oliveira, da recepção à direção, todos estarão aptos para acolher o paciente.

"É fundamental esse ambiente de excelência em cuidados clínicos. Organizações como a Unimed Juiz de Fora, que sinalizam comprometimento com o aprimoramento contínuo da gestão, estão um passo à frente", elogiou Helidea Lima.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | SAC 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom