Endometriose

Endometriose não é frescura. Cerca de 180 milhões de mulheres no mundo sofre com essa doença. Mas o que chama atenção é que grande parte das vítimas não sabe que tem endometriose. Elas só descobrem ao tentar engravidar. Por isso, saiba agora os principais mistérios por trás deste mal feminino.

​​​​Desvendando a endometriose

Endometriose é uma doença inflamatória provocada pelo endométrio, tecido que reveste a parte interna do útero. Ele tem a função de nutrir o bebê durante a fase inicial da gravidez, até a formação da placenta. É a parte do corpo feminino que cresce e descama no ciclo menstrual.

A doença acontece quando a célula endométrio crescem fora do útero. Com isso, em vez de ser expelida na menstruação, ela se move para outras partes do corpo, como ovários, trompas e o intestino.

Fique atenta aos sintomas

  • - Cólicas fortes durante o período menstrual
  • - Fluxo menstrual muito intenso
  • - Sangramento intestinal e urinário durante a menstruação
  • - Dor nas relações sexuais
  • - Dor na lombar
  • - Dificuldade para engravidar

Fonte: Unimed Viver Bem

Endometriose e fertilidade

Apesar de estar entre as principais causas de infertilidade feminina, a possibilidade de gravidez varia de uma mulher para outra. Algumas conseguem engravidar naturalmente, outras já apresentam mais dificuldade.

A ginecologista cooperada da Unimed Juiz de Fora, Luciana Marcon, explica que certas pacientes precisam da avaliação especializada para aumentar as chances de gestação. "Isso incluiu uma equipe multidisciplinar com nutricionista, especialista em fertilidade e médicos que realizam a cirurgia para endometriose", afirma.

Tratamentos

Os tratamentos têm foco no alívio dos sintomas. Pode incluir desde o uso de analgésicos e anti-inflamatórios até a realização de cirurgias. "O tratamento cirúrgico é feito para minimizar os focos de endometriose e corrigir problemas como a endometrioma (quando o ovário é acometido)", diz.

Atividade física e acompanhamento nutricional são essenciais para o enfrentamento da endometriose. Segundo Luciana, eles são fortes aliados para o controle da dor e a progressão da doença.

Converse com um ginecologista

O tratamento da endometriose deve ser feito com a orientação de um ginecologista. Para agendar consulta no Núcleo de Atendimento Unimed (NAU) ou na Unimed Moinho, basta ligar para 3512-8900.

​O NAU funciona no Centro, na Rua Fernando Lobo, 102 - 11º e 12º andares. A Unimed Moinho fica na Avenida JK, 900, Bairro Francisco Bernardino.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?