Fonte: Jornal Valor Econômico
No ano de 2024, o Sistema Unimed registrou resultados expressivos em seus indicadores de qualidade e negócios. Segundo dados do Sistema de Informações de Produtos da Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), as cooperativas médicas garantiram a cobertura de 665 milhões de procedimentos, como consultas, atendimentos de urgência e emergência, internações, terapias especializadas e sessões multiprofissionais.
O número representa uma ampliação de 5% na oferta de assistência médico-hospitalar, com destaque para o incremento de quase 7% em apoio diagnóstico e terapêutico. Em contrapartida, os repasses aos consultórios dos médicos cooperados e à rede de serviços de saúde saltaram 10%, alcançando R$ 96 bilhões no período.
O desempenho assistencial é consequência da maior demanda por serviços e do crescimento da carteira, que chegou a 20,9 milhões de beneficiários no agregado das operações de saúde e odontologia da marca. O crescimento também se refletiu na receita total do Sistema Unimed, que em 2024 foi superior a R$115 bilhões — 4,6% a mais do que em 2023, segundo a ANS. Para acompanhar a evolução da carteira, as cooperativas têm investido em tecnologia e na expansão da rede assistencial própria, com a abertura de pelo menos sete novos hospitais, dentre outros serviços, no último ano.
Avaliação positiva
Em relação à qualidade dos serviços, 83% das cooperativas médicas estão nas melhores faixas de pontuação do Índice de Desempenho da Saúde Suplementar (IDSS 2024 – ano-base 2023), avaliação anual do setor realizada pela ANS. No ranking, das 128 operadoras classificadas na faixa de excelência, 82 são Unimed. Além disso, dentre as 18 operadoras que obtiveram nota máxima, 16 são do Sistema.
As cooperativas médicas conquistaram a melhor avaliação entre todas as modalidades de operadoras, com nota de 0,8279, ao passo que o resultado médio do mercado registrou queda, ficando em 0,7805.
CLIQUE AQUI E LEIA A MATÉRIA COMPLETA