A+ A-

Hospital da Unimed Juiz de Fora é pioneiro na utilização de novo aplicativo para segurança do paciente

"Dr. Rafael, o mais novo e moderno aplicativo de segurança, está pronto para garantir que o nosso paciente seja protagonista do seu próprio cuidado durante a internação no Hospital da Unimed Juiz de Fora". A boa notícia é do presidente cooperativa, Hugo Borges. Ele conta que, depois de alguns meses em treinamento, toda a equipe do hospital está afinada com mais esse importante aliado da cultura de segurança da cooperativa.

Simples, simpático e desenvolvido por um médico brasileiro no Vale do Silício (EUA), Dr. Rafael mostra como o paciente pode cuidar da sua proteção e contribuir para o seu bem-estar e recuperação.

O "Dr. Rafael" apresenta todas as diretrizes de um atendimento seguro - as seis Metas Internacionais de Segurança do Paciente -, ajuda na comunicação com toda a equipe do hospital, chama a atenção para o autocuidado e possíveis riscos, prevenção de quedas, cuidados com internações de longo período e permite que o paciente e sua família avaliem os serviços do hospital. E melhor, as considerações feitas pelo paciente são vistas em tempo real pela equipe do andar ou setor em que ele está. Nas versões Android e IOS, "Dr. Rafael" é gratuito, fácil de baixar no celular e está disponível para pacientes internados em hospitais públicos ou privados.

O Hospital da Unimed Juiz de Fora é o primeiro de Minas a utilizar o aplicativo, mas o volume de adesões cresce a cada dia. Pacientes em mais de 80 hospitais de todo o país já utilizam o aplicativo lançado há seis meses e, a cada mês, são registrados 200 novos downloads. "Os pacientes preenchem os protocolos de segurança e utilizam o nosso canal de sugestão/reclamação para informar inconformidades (ou eventos adversos), como a não troca da roupa de cama, medicação entregue fora do horário correto, unidade de internação barulhenta, refeição fria, entre outras. A informação é encaminhada ao hospital e repassamos o feedback da instituição ao paciente", explica o CEO do Dr. Rafael, o médico Salvador Gullo, reforçando que o aplicativo nasceu da necessidade de fazer com que os pacientes conheçam os checklists contidos no Dr. Rafael, "o arcanjo da saúde e da higienização", e se tornem agentes para mudança dos resultados relativos à segurança do paciente.

Ao avaliar o sucesso do Dr. Rafael entre os pacientes, Salvador comenta que, se por um lado, há pessoas que veem o aplicativo como um conselheiro que veio para ajudar, por outro, há os que encaram a nova ferramenta como um fiscal. "De qualquer forma, atingimos nosso objetivo para este primeiro momento de falar sobre segurança do paciente e engajar o paciente no assunto. Dr. Rafael está gerando o debate sobre o tema entre funcionários, médicos, pacientes e familiares e gestores. Esse é o primeiro passo para desenvolver a cultura de segurança", comemora Salvador. Médico e gestor, Salvador agradece e elogia a iniciativa da cooperativa de incentivar e disseminar a cultura da segurança.

"No Hospital Unimed encontramos um terreno fértil para consolidar esta cultura, porque ele já nasce dentro de um conceito diferente, focado em oferecer cuidado humanizado e promoção da saúde", destaca o médico adiantando que o Dr. Rafael já está sendo aperfeiçoado para uso também em clínicas de exames e consultórios médicos.

CULTURA DE SEGURANÇA DO PACIENTE ENRAIZADA NA UNIMED

Dados da Organização Mundial de Saúde em relação à segurança na saúde são de alarmar. De acordo com a OMS, o setor tem um histórico pior que o a da aviação: um a cada 300 pacientes pode ser prejudicado em atendimentos enquanto em um avião a média é de um em 1 milhão. "A Unimed Juiz de Fora está longe de engrossar estas estatísticas. A cooperativa segue à risca vários protocolos e age preventivamente para eliminar os riscos. Aposta nesta atitude como receita infalível para evitar o sofrimento dos pacientes e diminuir os custos assistenciais", afirma Hugo Borges.

A Unimed é o único plano de saúde da região com suas unidades assistenciais certificadas pela Organização Nacional de Acreditação (ONA), e o Hospital Unimed foi inaugurado já com seu Núcleo de Segurança do Paciente formado e atuando com o foco total no incremento e na promoção da qualidade e segurança. A adoção do Dr. Rafael é uma dessas frentes.

A cooperativa incentiva o uso do aplicativo para tornar a experiência de quem está internado mais segura e disseminar informações importantes sobre saúde. A ideia é empoderar o paciente e torná-lo, com seu acompanhante, principal aliado no cuidado e na segurança assistencial durante sua permanência no hospital.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?