Quer começar a andar de bike?

Você quer mudar um hábito, iniciar uma atividade física e escolheu a bicicleta!Ótima notícia!

Antes de começar a pedalar, contudo, é preciso estar atento a alguns detalhes importantes. A Unimed Juiz de Fora conversou com o educador físico Vinícius Novais, do Espaço Viver Bem (EVB), e ele deu dicas valiosas. Veja:


  1. Escolha uma bicicleta adequada para você e seu objetivo. Tamanho do quadro, rodas e tipo de pneu fazem toda a diferença.
  2. Faça revisão constante da bicicleta como: ajuste dos freios, pneus calibrados e corrente lubrificada.Assim, você evita grande parte dos problemas técnicos e aumenta a segurança do passeio.
  3. Comece por lugares mais tranquilos, planos e com pouco movimento de carros e outros veículos. Com a prática e a regularidade dos treinos, aumente as distâncias e os desafios.
  4. Escolha um percurso conhecido por outras pessoas e veja se há ciclovias ou algo similar. Informe sempre a algum familiar ou responsável onde está indo, levando sempre documento, dinheiro e celular.
  5. Fique atento aos equipamentos de segurança e roupas adequadas. Capacete, retrovisor e luz de sinalização, caso for pedalar à noite. Prefira roupa leve, clara e fresca, luvas e calçado fechado.
  6. Alimente-se corretamente antes do pedal, preferindo carboidratos para dar energia e resistência. É fundamental,ainda, hidratação constante! Leve sempre uma garrafinha com você. Se o pedal for mais longo (mais de 90 minutos), leve algum alimento, como barra de cereal ou banana, que seja fácil de carregar.
  7. Após o pedal, reponha as energias com um bom lanche variado (pães, suco, frutas, queijo, iogurte, granola) e,claro, alongue seu corpo, principalmente pernas e tronco, que são muito exigidos.


"É importante frisar que estas dicas valem para as pessoas que já sabem andar de bicicleta. Quem ainda não sabe pedalar precisa seguir outras orientações", ressalta o educador físico.

Siga em frente e bom pedal pra você!

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?