Dengue: Você sabe a diferença entre sintomas leves e graves?

 

 

Os casos de dengue seguem aumentando em Juiz de Fora e toda região. Nos 37 municípios da Superintendência Regional de Saúde de Juiz de Fora, até o dia 5/2/2024, foram registrados 1.913 casos prováveis de dengue, sendo 1.179 casos confirmados, conforme painel de arboviroses da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).

No Pronto Atendimento do Hospital Unimed Juiz de Fora também houve um aumento expressivo de atendimentos de pessoas com sintomas dessa doença. Nos últimos quatro meses, a taxa de positivação dos exames de sangue realizados na unidade cresceu mais de 400%: saltou de 4,17% em novembro de 2023 para 24,27% em fevereiro.

Atenção aos sintomas

Além das ações básicas de prevenção, como não deixar água parada, é muito importante que toda a população fique atenta aos sintomas e saiba diferenciar quando eles são brandos ou graves, conforme orientações do Ministério da Saúde, descritas na versão mais atualizada da publicação “Dengue Diagnóstico e Manejo Clínico: Adulto e Criança”.  Veja abaixo um resumo:

Sintomas brandos: febre baixa, dor de cabeça e dores musculares. Nestes casos, e se a pessoa não possui outras comorbidades, a orientação da publicação do Ministério da Saúde, é fazer repouso, beber bastante água e seguir as orientações médicas.

Sintomas graves: vômito persistente, tontura, desmaio, pressão baixa, sangramento, sinais de desidratação e sonolência excessiva. Nestes casos, é preciso procurar atendimento médico imediatamente. 

Neste momento, a fim de contribuir ativamente no combate à dengue na região, a Unimed Juiz de Fora voltou a oferecer o seu serviço de Telessaúde. Caso tenha alguma dúvida sobre a dengue, sintomas e outros esclarecimentos relacionados à doença, entre em contato e uma equipe especializada fará o atendimento. Os telefones do Telessaúde Unimed 3249-5709 e 3512-8909. O funcionamento é de segunda a sexta, das 8h às 18h30 (exceto feriados).

Fonte: www.gov.br/saude 

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?