Unimed Juiz de Fora cria unidade de cuidados especiais inédita

A Unimed Juiz de Fora inaugurou um serviço especial que traduz o jeito de cuidar Unimed. Inédita no Sistema, a unidade de Cuidados Continuados (UCC), lançada no Hospital São Vicente de Paulo, atende clientes assistidos pelo Programa de Atenção Domiciliar, que, por alguma necessidade, precisam de internação. A grande novidade está na forma de acolher: o paciente levado à UCC recebe, em andar exclusivo da Unimed, os cuidados e carinho dos mesmos médicos, enfermeiros, fisioterapeutas e profissionais que o acompanham em casa.

"Na unidade, garantimos a continuidade do tratamento e resultados. A nossa equipe conhece o histórico, está habituada à rotina de cada paciente e de seus familiares, e o mais importante: é mantida a relação de confiança e a segurança. O beneficiário e sua família sabem que terão o mesmo cuidado de casa. É um avanço significativo, em especial, por conseguirmos, fechar todo o ciclo do Programa de Atenção Domiciliar", explica Nathércia Abrão, diretora de Provimento de Saúde da Unimed Juiz de Fora.

A Unimed Cuidados Continuados conta com 11 apartamentos adaptados e, implantada há apenas três meses, já apresenta resultados tangíveis como a importante redução no tempo de internação. "Antes do projeto, a média de permanência de um paciente do Atenção Domiciliar na rede hospitalar convencional era de nove dias. Na UCC, a média caiu para 4,8 dias. Esta redução é fundamental para o bem-estar do paciente e para o cotidiano dos familiares, que têm livre acesso à unidade, considerada uma extensão de casa", destaca Nathércia Abrão.

A procura pelo serviço já é considerada boa e uma pesquisa, realizada na alta, aponta 96% de aprovação. Em novembro, a Unimed Cuidados Continuados recebeu metade das internações do Atenção Domiciliar da Unimed Juiz de Fora, atualmente com quase mil clientes assistidos no Espaço Viver Bem.

No programa, os beneficiários recebem assistência por procedimento - acompanhamento por tempo limitado -, monitoramento de crônicos - cuidado em domicílio que evita agravos e promove adaptação do beneficiário e seus familiares à rotina da doença -, e os cuidados paliativos - com abordagem humanizada para melhora da qualidade de vida de pacientes e familiares diante de doenças que ameaçam a continuidade da vida.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?