12 MAR

Hospital Unimed: ato inaugural reúne autoridades nacionais

Em ato inaugural no último dia 22/2 para médicos cooperados, autoridades e convidados, a Unimed Juiz de Fora apresentou a conclusão do maior empreendimento de seus 46 anos de história. As obras terminaram e, agora, o Hospital Unimed inicia a fase de pré-ativação, com testes, equipagem e treinamentos para o cumprimento de todas as regras de segurança clínica. A previsão é de que, em maio, o hospital esteja de portas abertas para, de forma gradual, oferecer aos 300 mil clientes Unimed da cidade e região um atendimento moderno, seguro e acolhedor.

Entre os maiores investimentos do setor em Minas Gerais e já referência nacional pelo inovador modelo de atenção à saúde, o Hospital da Unimed Juiz de Fora completa o Ecossistema de Saúde da cooperativa, um conjunto de serviços que atuam na prevenção de doenças e na promoção do bem-estar do cliente em todas as fases de sua vida. Um conceito novo, de participar diretamente da rotina do beneficiário, para que ele mantenha a sua saúde, que envolve e integra centenas de médicos e profissionais da saúde em um grandioso trabalho. Construído em uma área total de 35 mil m2, com entorno 9 mil m2 de área verde preservada, o Hospital da Unimed Juiz de Fora foi planejado com parâmetros de sustentabilidade e se diferencia pela valorização dos recursos naturais, confortos térmico e acústico e por tecnologias de segurança clínica inéditas na região, como o sistema pneumático que transporta, em segundos, medicamentos por tubulações para todos os andares.

São 12 pavimentos, além do térreo, sobressolo e heliponto, estruturados para prontoatendimentos infantil e adulto, urgências e emergências e para procedimentos de alta complexidade, com centros cirúrgicos, maternidade e unidades de tratamento intensivo (UTIs), também únicas em Juiz de Fora. As UTIs do Hospital Unimed acolhem o paciente em apartamentos individuais, com banheiros privativos, e não em cortinados ou box, habitualmente usados.

FUNCIONAMENTO COMEÇA EM MAIO COM SISTEMA DE HOSPITAL-DIA

A partir de maio, a ativação do Hospital da Unimed Juiz de Fora será gradual e começará pelos procedimentos de menor complexidade, em regime de hospital-dia com assistência intermediária entre o atendimento ambulatorial e internação. Nesta primeira etapa, serão realizados procedimentos clínicos, cirúrgicos, diagnósticos e terapêuticos que requeiram permanência do paciente por um período máximo de 12 horas. Em março e abril, não haverá atendimento ao público e o cliente deverá continuar recorrendo à rede credenciada Unimed. Em pleno funcionamento, o hospital contará com 800 profissionais em todos os setores e terá capacidade para mais de 14 mil internações/ano. Seus quartos são adaptados para cadeirantes, reversíveis para enfermaria, somam 190 leitos, e a paisagem verde contempla todos os ambientes.

HOSPITAL SUSTENTÁVEL

Integrado à natureza, o Hospital da Unimed Juiz de Fora conta com sistema próprio para tratamento da água, aproveitamento máximo da luz e ventilação naturais, aquecimento de água com coletores solares, reaproveitamento das águas pluviais em serviços de limpeza e irrigação, além de estação exclusiva para tratar efluentes. A iluminação é com lâmpadas de led e, automatizada, permite que sensores controlem a intensidade da luz, evitando desperdício de energia. A chamada inteligente dos elevadores também reduz o consumo. Nos quartos, o ar-condicionado não utiliza gás - é à base de água gelada. Outro diferencial é a presença diária de técnicos para gerenciar resíduos em todas as áreas. O prédio tem climatização especial e silêncio garantidos pela fachada com vidros de alto grau de proteção contra raios UV e pisos vinílicos, que reduzem os ruídos nos andares.

17 NOV

Arquitetos e engenheiros elogiam sistemas construtivos do Hospital

Leia mais
14 NOV

Workshop reúne arquitetos e engenheiros no Hospital Unimed

Leia mais
08 MAI

Corrida Unimed reúne mais de 1.500 pessoas na obra do Hospital

Leia mais