Conhecendo a vitamina D

A principal função da vitamina D no nosso organismo é facilitar a absorção de cálcio, que é essencial para o desenvolvimento saudável dos ossos e dos dentes. Além de melhorar a saúde óssea, a vitamina D previne doenças como obesidade e diabetes.

A vitamina D também é importante para a regulação do metabolismo ósseo e age como hormônio, mantendo em quantidades adequadas o cálcio e o fósforo presentes no sangue, através do aumento ou diminuição da absorção desses componentes no intestino delgado. A vitamina D não tem a ver com aumento ou baixa de peso.

PARA QUE SERVE?

· As funções da vitamina D no organismo são:

· Aumentar a absorção do cálcio e do fósforo no intestino

· Fortalecer ossos e dentes, tornando-os mais saudáveis

· Prevenir doenças como obesidade, diabetes, hipertensão e esclerose múltipla

· Aumentar a produção de músculos

· Melhorar o equilíbrio

· Fortalecer o sistema imunológico

· Melhorar a saúde cardiovascular

· Prevenir alguns tipos de câncer, como os de cólon, de reto e da mama

· Prevenir o envelhecimento precoce

Os benefícios da vitamina D são obtidos através do consumo regular de alimentos ricos nessa vitamina e da exposição solar, que ativa a produção de vitamina D na pele.

ONDE ENCONTRAR VITAMINA D

A vitamina D pode ser encontrada em alimentos como peixes, frutos do mar, óleo de fígado de bacalhau, gema de ovo e leite e derivados.

Outra fonte natural de vitamina D é a sua produção na pele a partir da exposição aos raios solares. Por isso, para produzir quantidades adequadas de vitamina D, pessoas de pele clara devem ficar ao sol durante pelo menos 15 minutos por dia, enquanto pessoas de pele negra precisam de cerca de 1 hora de exposição solar diária.

Além das fontes naturais, a vitamina D também pode ser encontrada na forma de suplementos em cápsulas ou em gotas, que só devem ser usados em casos de deficiência dessa vitamina. A quantidade de suplemento a ser tomada varia de acordo com a idade, a dose do medicamento e o grau de deficiência vitamínica, e crianças e mulheres grávidas só devem tomar o suplemento de vitamina D de acordo com orientação médica.

SINTOMAS DE DEFICIÊNCIA DE VITAMINA D

· Diminuição do cálcio e do fósforo no sangue

· Dor e fraqueza muscular

· Enfraquecimento dos ossos

· Osteoporose nos idosos

· Raquitismo nas crianças

· Osteomalacia

A absorção e a produção de vitamina D estão prejudicadas em algumas doenças, como insuficiência renal, lúpus, doenças de Crohn e doença celíaca. Veja mais em: Sinais que podem indicar a falta de vitamina D.

EXCESSO DE VITAMINA D NO ORGANISMO

As consequências do excesso de vitamina D no organismo são o enfraquecimento dos ossos e a elevação dos níveis de cálcio na corrente sanguínea, o que pode levar ao desenvolvimento de pedras nos rins e arritmia cardíaca.

Os principais sintomas do excesso de vitamina D são falta de apetite, náuseas, vômitos, aumento da frequência urinária, fraqueza, hipertensão arterial, sede, coceira na pele e nervosismo. No entanto, o excesso de vitamina D só ocorre devido ao uso exagerado de suplementos dessa vitamina.

Fonte: Portal Tua Saúde

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?