Comida de inverno engorda?

Você já deve ter percebido: quanto mais baixa a temperatura, maior a sensação de fome. Isso é real! O que acontece é que, durante o inverno, o organismo aumenta o gasto calórico para manter a temperatura do corpo estável. Consequentemente, este mesmo corpo pede um maior consumo de alimentos para equilibrar essa ?conta?. É justamente por isso que, nos dias mais frios do ano, é preciso redobrar os cuidados com a alimentação.

Conversamos com a nutricionista do Espaço Viver Bem (EVB) da Unimed Juiz de Fora, Vanessa Toledo, e ela esclareceu algumas dúvidas. Olha só:

1 - Comida de inverno engorda?

Muito cuidado! No inverno, com as baixas temperaturas há um aumento da nossa necessidade energética. Isso porque o corpo precisa gastar mais calorias para fornecer energia (calor) e adequar nossa temperatura corporal. Dessa maneira temos o hábito de aumentar nosso consumo alimentar no inverno, o que, por si só, já pode ocasionar um ganho de peso. Além disso, nesse período temos a tendência de realizar consumo de alimentos com maior teor de gordura, ricos em carboidratos simples (como pão, macarrão, biscoitos, etc.), bebidas calóricas, além da redução da prática de atividade física, o que pode contribuir para um elevado ganho de peso.

2 - Como é a alimentação saudável no inverno?

A alimentação saudável deve ser rica em legumes, verduras, frutas, cereais integrais. É de extrema importância manter bons hábitos alimentares, independente da época do ano, além de procurar ter alimentação bem variada.

No inverno, as pessoas têm a tendência de consumir alimentos mais simples e práticos, como, por exemplo, café com leite e pão, levando a uma monotonia alimentar.

Procure manter alimentação bem variada, mas mude a forma de preparo. Isso ajudará a manter alimentação equilibrada.

3 - Bebidas quentes estão liberadas?

Aproveite bebidas quentes como chás, café, leite. Mas, atenção aos acompanhamentos. Procure evitar o uso excessivo de achocolatados e açúcar, pois isso deixa a bebida muito calórica. Use especiarias que dão sabor e são excelentes para nossa saúde, como canela e gengibre, além de deixarem um gosto especial.

4 - Está certo beber menos água no inverno?

De forma alguma! Devido às baixas temperaturas, muitas pessoas tendem a tomar menos água, o que pode levar até à desidratação. É importante tomar muito cuidado, principalmente com idosos e crianças, pois tendem a perder líquidos mais facilmente.

Procure estabelecer uma rotina para beber água, ter uma garrafinha própria e, também, aumentar o consumo de outros líquidos, como chás e sucos naturais.

5 - Como manter a ingestão de alimentos frios no inverno, como frutas, por exemplo?

Uma excelente dica é mudar a forma de preparo. Procure usar frutas, legumes e verduras em preparações quentes, como sopas, caldos, e frutas aquecidas com canela, por exemplo, ou até mesmo como suco e chás. Isso ajudará a manter uma alimentação saudável e equilibrada, rica em vitaminas e mineiras. Isso é extremamente importante, pois ajuda a manter uma boa imunidade e prevenir de doenças comuns nessa época.

Abaixo vão três receitas para ajudar a aquecer nesse inverno:

BOLO DE BANANA DE CANECA

INGREDIENTES

1 banana pequena

1 ovo

½ colher de sopa de farelo de aveia

1 colher de chá de canela (opcional)

1 colher de chá de fermento em pó

2 a 3 colheres de chá de açúcar de coco ou mascavo ou stevia ou xilytol

MODO DE PREPARO

Amasse a banana com um garfo e misture os demais ingredientes, deixando o fermento por último. Quando tiver uma mistura homogênea coloque na caneca (nem precisa untar) e leve ao micro-ondas por 2 a 3 minutos.

QUENTÃO FUNCIONAL

INGREDIENTES

1 xícara (chá) de hibisco desidratado ou sachês

2 colheres (sopa) de gengibre ralado

2 maçãs picadas em cubos

2 colheres (sopa) de açúcar de coco

Casca de meia laranja

Cravo-da-índia e canela em pau a gosto

MODO DE PREPARO

Adicione todos os ingredientes em dois litros de água fervente e deixe na fervura por mais alguns minutos, tampe com um pano por cerca de 5 minutos, coe. Sirva em seguida.

CREME DE ABOBORA COM GENGIBRE

INGREDIENTES

1 colher (sopa) de azeite de oliva extravirgem

1 unidade de cebola picada

4 xícaras (chá) de abóbora sem casca, em pedaços

1 colher (chá) de gengibre em raspas

1 litro de Água

1 pitada de orégano

Salsa (ou salsinha)

Sal a gosto

MODO DE PREPARO

Aqueça o azeite, refogue a cebola e, em seguida, a abóbora. Junte o gengibre, sal e a água.

Cozinhe até desmanchar. Espere amornar e bata no liquidificador. Volte aquecer com o

orégano e acrescente a carne. Sirva com a salsinha.

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?