Coronavírus: o que se sabe até agora sobre a nova epidemia global

Com a reavaliação do risco internacional do coronavírus de "moderado" para "elevado", a Organização Mundial da Saúde (OMS) catapultou também a preocupação das pessoas. Para se prevenir contra a doença, a melhor arma é a informação. Pensando nisso, a Unimed Juiz de Fora preparou um breve conteúdo para te ajudar. Vamos lá!

O coronavírus: o que se sabe até agora?

O coronavírus (CoV), na verdade, é uma família viral que existe desde os anos 1960 e que causa infecções respiratórias em seres humanos e animais. A tal família viral tem 7 integrantes, sendo que os mais conhecidos são MERS e SARS. O novo integrante, detectado na China, está sendo chamado de 2019-nCoV.

Até a tarde desta segunda-feira (27/1), a nova epidemia de coronavírus já havia matado 81 pessoas e infectado mais de 2 mil pessoas na China. No Brasil, o Ministério da Saúde descartou cinco casos suspeitos.

Como é a transmissão?

Até agora, sabe-se que a transmissão do vírus ocorre de duas formas: de pessoa para pessoa ou pelo contato de humanos com a carne de animais contaminados. No caso do contágio de pessoa para pessoa, a forma mais comum é pelo ar (a pessoa contaminada tosse ou espirra, espalhando o vírus). O que ainda precisa ser esclarecido, de acordo com o infectologista Leonardo Weissmann, é a capacidade de transmissão. "O vírus é da mesma família dos coronavírus, mas, por ser novo, não se sabe quão contagioso ele é. Sabemos só que as pessoas foram até o mercado da China. Mas qual é o nível de contágio? Pode ser só via aérea, secreções?", disse Weissmann.

Até agora, não se sabe como se deu a primeira transmissão para humanos. A suspeita é de que foi através de algum animal silvestre, mas ainda não se sabe qual e nem como a doença foi transmitida.

Quais os sintomas?

Foram identificados sintomas como febre, tosse, dificuldade em respirar e falta de ar. Em casos mais graves, há registro de pneumonia, insuficiência renal e síndrome respiratória aguda grave.

Como se prevenir?

O que se tem, hoje, são recomendações de prevenção:

  • Lavar bem as mãos
  • Cobrir a boca e o nariz ao espirrar
  • Cozinhar bem carnes e ovos

Fonte: OMS, Ministério da Saúde e Portal G1.
 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?