Sustentabilidade

Mais do que compromisso com o 7º valor cooperativista (Interesse pela Comunidade), as ações de responsabilidade socioambiental na construção do Hospital Unimed são exigências de órgãos ambientais, as quais cumprimos à risca. Para garantir todas as metas, a Unimed conta com a consultoria especializada da Mináguas Tecnologia Ambiental.

Na prática

Para minimizar os impactos causados no solo, a pavimentação no pátio do Hospital foi construída com blocos intertravados, permitindo a microdrenagem de águas pluviais. Esta pavimentação reduz a temperatura ambiente em até 7°C em relação ao asfalto.

Como medida de segurança e prevenção da fauna local, no período de obra foram inseridas placas informativas da possível presença de animais silvestres na área, com o objetivo de evitar atropelamentos e outras ocorrências em razão da presença de máquinas e trabalhadores.

Visando reduzir a exploração de recursos naturais, utiliza-se estrutura metálica na construção do prédio ao invés da estrutura convencional. A convencional, de concreto, necessita da madeira como forma. Ao final, esta madeira é descartada, sem possibilidade de reutilização devido aos resquícios de concreto. Soma-se ainda à metodologia construtiva convencional o fato de gerar grandes quantidades de resíduos que, normalmente, não são reciclados.