Especialistas dão dicas de segurança e conforto para a 1ª Corrida Unimed

Vai participar ou conhece alguém que estará na 1ª Corrida Unimed, dia 1º de maio, no Salvaterra? Especialistas do Espaço Viver Bem da Unimed Juiz de Fora dão dicas importantes para encarar o percurso de 7 km de corrida e de 3 km para caminhada, com segurança e conforto. A principal delas é não inventar novidades no período que antecede ou no dia da prova, como experimentar um alimento ou suplemento novo. Os corredores devem seguir rigorosamente as mesmas orientações de seu treinamento diário, pois um descuido pode comprometer o desempenho na competição.

De maneira geral, para o dia da prova, eles recomendam manter a dieta alimentar e usar roupas leves e tênis confortável, de preferência, as mesmas peças utilizadas nos treinos preparatórios. O uso de boné também é importante para se proteger do sol.

Para garantir vigor e disposição para completar a prova, o corredor deve ter atenção também com a hidratação do corpo. Por isso, é indispensável ingerir muito líquido no período que antecede, durante e após a prova, além, é claro, dos alimentos preparados para a recuperação de parte da energia gasta na competição.

Quem não se preparou para correr, mas não quer ficar só na torcida, pode aproveitar o percurso para fazer uma caminhada. O importante é cada um respeitar o seu limite, recomendam os especialistas, enfatizando que a atividade faz bem para a saúde e para mente.

Confira mais cuidados importantes na preparação para a prova:

  • Evite consumo de bebida alcóolica, comida crua, folhosos, gorduras e frituras.
  • Aumente o consumo de carboidrato (pão, bolos, arroz, massa, batata, aipim, inhame e frutas), para reforçar o armazenamento de glicogênio muscular, que será utilizado pelo músculo durante a corrida.
  • Use vaselina em áreas que recebem muito atrito, como as coxas e axilas, para evitar assaduras. Nos homens, vale a pena espalhar o produto nos mamilos, para não machucarem devido à fricção com a camiseta.
  • Procure dormir cedo e manter-se calmo. A noite mais importante de sono é a de sexta para sábado, pois na noite imediatamente anterior à corrida você poderá dormir mal devido à ansiedade e, além do mais, levantará muito cedo no domingo, dia da prova.
  • Não faça a barba um dia antes da prova para não irritar a pele e não corte as unhas dos pés pelo menos três dias antes da prova, para evitar o desconforto de bolhas nos dedos.
  • Deixe separado o material que usará na prova: tênis, meias, shorts, top, camiseta, boné, óculos, pulsômetro, relógio, protetor solar, vaselina, gel, barras energéticas, dinheiro trocado etc.
  • Tome café da manhã pelo menos duas horas antes da largada.
  • Antes da prova, faça 10 minutos de alongamento, na sequência, 15 minutos de aquecimento e termine de se aquecer pelo menos 15 minutos faltando para a largada.
 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | Central de Relacionamento 24h: 0800 030 11 66
CNPJ: 17.689.407/0001-70
Desenvolvido por logo da Handcom

Olá, meu nome é Sara,

sou sua assistente virtual, como posso ser útil?