A+ A-

6 de julho - Dia Internacional do Cooperativismo

O momento nacional não poderia ser mais oportuno para uma reflexão sobre o tema. Hoje é Dia Internacional do Cooperativismo. Ainda que haja um grande esforço na tentativa de compreender melhor os motivos que levam às ruas milhares de brasileiros, dos mais diversos setores e com as mais variadas reivindicações, é fato a insatisfação de todos, o inconformismo geral com o atual modelo político e socioeconômico. 

O discurso é único e remete aos princípios e valores do cooperativismo, nunca tão evidentes como neste novo cenário do País, que aspira mudanças. O cooperativismo se constrói com transparência, participação igualitária e democrática, ajuda mútua e responsabilidade nas relações humanas e de trabalho. 

E o nosso conhecimento e a nossa experiência de gestão de um sistema que reúne 366 cooperativas, representadas por 110 mil médicos que atendem a quase 20 milhões de brasileiros - e fazem da Unimed a maior cooperativa de trabalho médico do mundo -, nos autorizam a propor um novo modelo para a saúde brasileira. 

Consideramos inadiável uma discussão aberta e coletiva, pautada na essência do cooperativismo, em busca de alternativas eficazes e consistentes. Não toleramos mais a corrupção, injustiças e a desassistência em áreas vitais como a saúde e transformadoras como a educação. 

Queremos o equilíbrio e a sustentabilidade para uma relação mais humanitária e socialmente justa. O cooperativismo é um dos caminhos. 



Hugo Borges

Presidente da Unimed Juiz de Fora

e da Federação das Unimeds da Zona da Mata Mineira

 
 
Copyright © 2008 Unimed Juiz de Fora. Todos os direitos reservados.
Av. Rio Branco 2540 - Centro | Juiz de Fora - MG | 2ª a 6ª feira, das 8h às 18h | SAC 24h: 0800 030 11 66
Desenvolvido por logo da Handcom